A-B-C Fotolito e Serigrafia

O que é um fotolito?

Um fotolito consiste numa pelicula de poliester coberta por uma emulsão sensivel à luz, numa comparação simplista é como um negativo de uma fotografia.

Para que serve um fotolito?

O fotolito é necessário para transportar a imagem que queremos imprimir para a chapa, cliché ou quadro. Para cada côr é necessário um fotolito.

O mesmo fotolito serve para trabalhos "iguais" mas de tamanho diferente?

Não, o fotolito só serve para o tamanho que tem, não "estica" nem "encolhe", por isso para cada tamanho é necessário um fotolito.

Já tenho um fotolito mas quero mudar um pormenor, é preciso um novo?

Em príncipio vai precisar de um fotolito novo, a imagem que se imprime é a que está no fotolito pelo que se altera o que quer imprimir, tem de alterar o fotolito. Disse em príncipio porque em alguns casos em que basta apagar uma parte da imagem já não será necessário um fotolito novo, depende de cada caso.

Eu quero fazer o meu fotolito, há algum cuidado a ter em especial?

Na serigrafia, estamparia e tampografia há cuidados a ter antes de fazer o fotolito. Vamos ver cada caso:

  • Serigrafia - três pontos a ter em conta
     

camada - O fotolito é um poliester coberto de um lado com uma emulsão sensivel à luz, esse é o lado da camada. No transporte para o quadro a camada tem de estar em contacto com o quadro pelo que num trabalho impresso a "lêr" a camada tem de estar a lêr. Este ponto é importante porque as máquinas filmadoras de fotolito por defeito fazem os fotolitos a "não lêr", assim quando mandar fazer um fotolito para serigrafia tem de chamar à atenção para este ponto.


  1. Para trabalhos a "não lêr", por exemplo, autocolantes para colar por dentro, a camada tem de ser a "não lêr", nestes casos não há problema pois as máquinas estão por defeito reguladas para fazer os fotolitos a "não lêr".

  2. As redes - Em imagens com tramas como por exemplo nas quadricromias ou selecção de côr, é necessário definir o número de linhas da trama. Na Alto Print trabalhamos com 61 linhas por polegada e ponto redondo. Outras linhaturas são possiveis, colocaremos on-line uma tabela em breve.

  3. A montagem - Normalmente é feita uma montagem da imagem a imprimir, isto é, num plano a imagem é repetida um certo número de vezes que varia em razão de vários factores, nestes casos deve contactar quem vai imprimir préviamente.

  4.  

  • Tampografia - três pontos a ter em conta:

  •  

  1. A camada - Na tampografia a imagem é transportada para um cliché, a camada tem de estar a não lêr.

  2. As redes - Esta técnica de impressão permite utilizar tramas muito mais fechadas do que em serigrafia ou estamparia, na ordem das 150 a 180 linhas por polegada.

  3. A montagem - Por motivos de acerto a montagem tem de ter em conta a dimensão do cliché, na Alto Print utilizamos clichés de 20 x 10 cms, as cores devem estar centradas e à mesma distancia do centro. Também aqui sugerimos que contacte préviamente quem vai imprimir o seu trabalho.